NÚMERO DE PARTICIPANTES: Até 4 participantes (2
jogadores individualmente ou jogar em duplas).
OBJETIVO: Completar o quebra-cabeça sem colocar peças com cores
iguais em posições adjacentes, ou seja, completando um quadrado.
MATERIAL: 18 peças, sendo elas:
- Seis peças retangulares com lados medindo 3 cm 9 cm, sendo duas amarelas, duas azuis e duas verdes;
- Seis peças retangulares de lados 3 cm e 6 cm, sendo duas azuis, duas vermelhas e duas verdes;
- Seis peças quadradas com lados medindo 3 cm, sendo três azuis, duas vermelhas e uma amarela.
- Peças de mesma cor não se tocam nem mesmo pelo vértice.
- Para jogar individualmente deve-se formar um quadrado usando todas as peças, sem que se toquem as cores iguais.
- Para jogar em dupla:
a. Cada jogador, à sua vez, escolhe uma peça e a coloca sobre a base
quadrada (não precisa ser adjacente à última colocada). Perde o jogo aquele que
não conseguir, à sua vez, colocar uma peça dentro da área do quadrado, de
acordo com as regras;
b. Cada jogador escolhe nove peças antes do início da partida. À sua vez, só
poderá colocar uma dentre as peças já selecionadas. O jogo prossegue até que os
jogadores não possam mais colocar peças para formar o quadrado. Ganha quem
ficar com menos peças ao final da partida.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS:
1. Faça todos
os quadrados possíveis usando 3 peças. Anote as soluções obtidas e verifique se
uma delas pode ser obtida da outra por simetria.
2. Escolha
uma peça como unidade e determine a área do quadrado obtido na atividade 1.
3. Escolha
outra peça (com forma diferente da primeira) e refaça o exercício anterior.
4. Comparando
os resultados obtidos no exercício 2 e no exercício 3, o que podemos concluir?
5. Explore a
relação que existe entre as áreas das diferentes peças do jogo.
Por
exemplo, a área do quadrado é 1/3 da área do retângulo ou a área do retângulo é
três vezes a área do quadrado.
REFERÊNCIA:
MACEDO, Lino de; PETTY,
Ana Lúcia; PASSOS, Norimar Christe. Quatro cores, senha e domino: oficinas de jogos emu
ma perspectiva construtiva e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
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