DOMINÓ DAS QUATRO CORES

CONCEITO ABORDADO: Raciocínio lógico.
NÚMERO DE PARTICIPANTES: Até 4 participantes (2 jogadores individualmente ou jogar em duplas).
OBJETIVO: Completar o quebra-cabeça sem colocar peças com cores iguais em posições adjacentes, ou seja, completando um quadrado.
MATERIAL: 18 peças, sendo elas:
  • Seis peças retangulares com lados medindo 3 cm  9 cm, sendo duas amarelas, duas azuis e duas verdes;
  • Seis peças retangulares de lados 3 cm e 6 cm, sendo duas azuis, duas vermelhas e duas verdes;
  • Seis peças quadradas com lados medindo 3 cm, sendo três azuis, duas vermelhas e uma amarela.
REGRAS DO JOGO:
  • Peças de mesma cor não se tocam nem mesmo pelo vértice.
  • Para jogar individualmente deve-se formar um quadrado usando todas as peças, sem que se toquem as cores iguais.
  • Para jogar em dupla:
a. Cada jogador, à sua vez, escolhe uma peça e a coloca sobre a base quadrada (não precisa ser adjacente à última colocada). Perde o jogo aquele que não conseguir, à sua vez, colocar uma peça dentro da área do quadrado, de acordo com as regras;
b. Cada jogador escolhe nove peças antes do início da partida. À sua vez, só poderá colocar uma dentre as peças já selecionadas. O jogo prossegue até que os jogadores não possam mais colocar peças para formar o quadrado. Ganha quem ficar com menos peças ao final da partida.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS:
1. Faça todos os quadrados possíveis usando 3 peças. Anote as soluções obtidas e verifique se uma delas pode ser obtida da outra por simetria.
2. Escolha uma peça como unidade e determine a área do quadrado obtido na atividade 1.
3. Escolha outra peça (com forma diferente da primeira) e refaça o exercício anterior.
4. Comparando os resultados obtidos no exercício 2 e no exercício 3, o que podemos concluir?
5. Explore a relação que existe entre as áreas das diferentes peças do jogo.
Por exemplo, a área do quadrado é 1/3 da área do retângulo ou a área do retângulo é três vezes a área do quadrado.

REFERÊNCIA:
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia; PASSOS, Norimar Christe. Quatro cores, senha e domino: oficinas de jogos emu ma perspectiva construtiva e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

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